Técnicas forense
Auditoria e Segurança de Sistemas
24/05/2012
Antônio Henrique Ferreira
Paolo Rodrigo dos Santos
Antônio Carlos I.
O que é Forense Computacional?
É a ciência que estuda a aquisição, preservação, recuperação e análise de dados armazenados em mídias computadorizadas e procura caracterizar crimes de informática de acordo com as evidências digitais encontradas no sistema invadido.
A Forense Computacional é uma área de especialização relativamente nova no mundo e está desenvolvendo-se principalmente pela necessidade das instituições legais atuarem no combate aos crimes eletrônicos.
É notório e as estatísticas reveladas através das pesquisas mostram o aumento expressivo das fraudes eletrônicas, sendo que a perícia forense se mostra uma eficiente ferramenta para identificação e redução desses riscos.
As ações com base na prática de forense computacional são uma técnica cientifica, aplicada dentro de um processo legal que busca evidências e responsabilização de envolvidos em incidentes que usem os meios computacionais para execução de crimes ou burlar regras estabelecidas. A coleta adequada dessas evidências e o reconhecimento das autoridades legais é um desafio para os profissionais envolvidos.
Com a expansão da Internet em escala global, a eliminação de fronteiras gerou um grande problema para as instituições de combate ao crime, uma vez que possibilitou em muito a ocorrência de crimes eletrônicos onde a vítima e o criminoso estão em lugares distintos, incluindo ai até países distintos, configurando-se em delitos transjuridicionais.
Tornou-se assim necessário e praticamente obrigatório a troca de informações e evidências eletrônicas entre as agências. Todavia, por se tratar de uma necessidade muito recente, ainda não se conta com padrões internacionais para o tratamento desse tipo de evidência. Dessa forma o valor jurídico de uma prova eletrônica manipulada sem padrões devidamente pré-estabelecidos poderia ser