TÉCNICAS DE SERIGRÁFICAS MATRIZES E IMPRESSÃO
FASES DO PROCESSO SERIGRÁFICO- continuação
3- MATRIZES SERIGRÁFICAS A confecção da matriz representa uma etapa de fundamental importância no processo de impressão serigráfica, pois dela dependem os resultados de qualidade, que envolvem definição, registro, detalhes, número de peças a serem impressas, etc. Para confecção da matriz, devemos analisar os seguintes aspectos:
QUADRO
TECIDO ( TELA OU MALHA)
ESTICAGEM
APLICAÇÃO DA EMULSÃO FOTOGRÁFICA
GRAVAÇÃO OU EXPOSIÇÃO À LUZ
REVELAÇÃO
ACABAMENTO
QUADROS: Características de um bom quadro:
* deve ser forte para suportar a pressão do tecido esticado * resistente à água e ao processo de limpeza e não apresentar nenhum empenamento
* quinas arredondadas para evitar rasgar o tecido.
* acabamento liso ou polido. TIPOS DE QUADROS:
Alumínio (resistente a produtos químicos, não são modificados pela umidade, apresenta estabilidade dimensional , pouco peso e alto custo)
Ferro ( é pesado, oxida, precisa de pintura, no entanto, apresenta estabilidade dimensional)
Madeira ( apresenta baixo custo, fáceis de confeccionar, não apresenta muita estabilidade dimensional pois a madeira absorve água, precisa ser pintado com laca especial, muito usado em pequenos serviços). Estes devem ser feitos de madeira macia para introdução dos grampos.
Tamanho ideal de um quadro: É determinado de acordo com a imagem a ser impressa. Procedimento:
1- Some 20 cm ao tamanho da imagem a ser impressa ou a imagem da arte final
2- Calcule a espessura do quadro e multiplique por 2
3- Some os dois resultados e terá a medida mínima do seu quadro
TECIDOS:
Também denominados de tela ou malha. É um tecido sintético podendo também ser metálico, muito resistente e fino. Deve ter boa estabilidade dimensional e deve suportar a tensão ao esticar e a ação do rodo no momento da impressão. TIPOS DE FIO - Podem ser de nylon ou poliester. O