Técnicas de separação de misturas
É um método de separação bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólido-sólido. Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos separando-os manualmente
Ex. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão.
Peneiração (Sólido-Sólido)
É uma técnica de separação de misturas heterogêneas, que se baseia na diferença de tamanhos das partículas das substâncias que constituem a mistura sólida. Esta separação é feita por peneiros, à rede dos peneiros possui uma malha que permite a passagem das partículas sólidas de menores dimensões e retém as maiores. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulações.
Ex. Areia fina e pedras.
Levigação (Sólido-Sólido)
E um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, o sólido menos denso é separado por uma corrente de água.
Ex. Separar areia e ouro.
Dissolução fracionada (Sólido-Sólido)
Uma das substâncias é solúvel num determinado solvente e a outra não. Adiciona-se à mistura um líquido que dissolve apenas um dos componentes. O componente não dissolvido é separado por filtração e o que se dissolveu, por destilação.
Ex. sólido–sólido NaCl e Areia
Flutuação Fracionada (Sólido-Sólido)
Também serve para separar um sólido leve de outro mais pesado, só que não usamos o método de arrastar o sólido leve. Através desse processo deixamos o sólido leve flutuar no liquido, enquanto que o mais pesado afunda.
Obs. O liquido precisa ser escolhido de tal maneira a evitar que ambos os sólidos afundem ou flutuem.
Ventilação (Sólido-Sólido)
Ventilação é o método de separação de substâncias sólidas de densidades diferentes, por meio de uma corrente de ar, sólido menos denso é arrastado e separado do mais denso.
Ex. Arroz e palha
Imantação (Sólido-Sólido)
Quando se usa um