técnicas de processo seletivo
A finalidade do processo seletivo é identificar os indivíduos cujas características indicam que eles têm ótimas possibilidades de se tornarem colaboradores satisfatório para a empresa.
Dessa forma,os procedimentos de um processo seletivo permitem identificar as características de cada pessoa e avaliar não apenas suas competências técnicas,mas ,sobretudo sua capacidade de trabalho ,suas motivações profundas, suas reações em face das regras preconizadas pela empresa e sua capacidade de integração.
São inúmeras as técnicas e testes que podem ser utilizados num processo seletivo,estando entre os principais: TESTES DE CONHECIMENTOS OU DE CAPACIDADES: visam avaliar de forma mais objetiva o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridos por meio do estudo, da prática ou do exercício.Podem ser orais, escritos ou de realização por meio da realização de um trabalho.
TESTES PSICOMÉTRICOS:são medidas objetivas e padronizadas de amostras de comportamento.Geralmente referem-se a: capacidades, aptidões,interesses ou características de comportamento humano envolvendo a determinação de “quanto” isto é, da quantidade de presença daquelas aptidões, interesses ou características de comportamento no candidato.
TESTES DE PERSONALIDADE:visam analisar os diversos traços determinados pelo caráter (traços adquiridos) e pelo temperamento (traços inatos).São genéricos quando revelam os traços gerais de personalidade numa síntese global, sendo também chamados de psicodiagnósticos.São específicos quando avaliam determinados traços ou aspectos da personalidade,como equilíbrio emocional, interesses, frustrações, ansiedade, agressividade, nível motivacional e adaptabilidade ao tipo de função e de ambiente.
TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO:consistem em dramatizar a situação com a qual a pessoa irá se deparar quando estiver trabalhando, bem como,em provas situacionais, em que se observa o indivíduo durante a execução de determinadas tarefas, previamente