Técnicas de planejamento alimentar
Introdução
A maratona é um desafio para aqueles que treinam corrida regularmente a alguns anos.Ultimamente o interesse casa vez maior entre praticantes de atividades físicas em completar os 42,2 km.
São considerados atletas de elite aqueles que fazem um teste de 3.000 m (3 km) ,em menos de 9 min e 30s,e que completam uma maratona abaixo das 2h30min ou ,em distâncias menores ,correm a uma velocidade próxima dos (3min 30s/km) em caso das mulheres.
O treinamento inicia-se após um período de férias que varia de atleta para atleta se 15 a 30 dias. É que ao retornar das férias, o atleta esteja com 1 ou 2 kg a mais de peso.
1. Orientação Nutricional
É importante na consulta nutricional , escolher e contar com uma boa avaliação de composição corporal , usando como parâmetros : dobras cutâneas ,circunferências e diâmetros ósseos,se possível.Com esse tipo de metodologia o corpo se divide em compartimentos diferentes (ex: massa gorda , óssea ,residual , muscular ) e nos dá maiores subsídios para avaliar as variações da composição corporal ao longo da temporada.
A realização da avaliação nutricional completa envolve quatro grandes parâmetros; antropometria ,inquérito alimentar, exames labolatoriais e avaliação clínica.
Uma anamnese alimentar criteriosa permite que se estabeleçam estratégias para as modificações dietéticas necessárias .
Outro método amplamente divulgados são recordatórios 24 hs ou recordatórios de três a sete dias e pesagem de alimentos.
A necessidade calórica é influenciada por hereditariedade ,sexo ,idade ,peso corporal .codicionamento físico e fase de treinamento .
São levadas em consideração a freqüência ,intensidade e duração das sessões dos exercícios físicos.
A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte ,descreve em termos calóricos , que em geral um maratonista necessita de 37 a 41 cal por kg de peso ao dia ,podendo variar até 30 a 50 cal /kg /dia,dependendo da intensidade do exercício