Técnicas de pintura
Como uso do lápis de com há uma infinidade de grandes atributos para artistas iniciantes ou experientes. Por não ser fácil de usar, alguns terem baixo custo, ser portáteis, e não ser toxico, acaba sendo indispensável o uso do mesmo. Os lápis podem sobrepor às cores de varias maneiras, podendo mudar o seu tom, fazendo misturas, fazendo sombras, entre outras. Os lápis de cor são os melhores para o contorno dos desenhos.
Com os lápis de cor não é possível fazer misturas igual a de tintas, para misturar as do lápis de cor, precisa ir criando camadas uma em cima da outra. A roda de cores é formada com cores primárias, secundárias e terciárias.
Primarias: Vermelho, amarelo e azul.
Coma mistura dessas cores primárias, forma as secundárias: verde, laranja e violeta.
Terciárias: turquesa, oliva, laranja, violeta, rosa e celeste.
Alguns fatores podem influenciar no seu traçado. Como pegar no lápis é um deles. Quando pressionado com muita firmeza, o traçado irá ficar mais escuros e densos.
Técnica de pintura artística a pastel seco
O pastel seco é um material muito antigo, conhecido desde o século XV. Apresenta-se em barras cilíndricas ou quadradas. O pigmento é misturado geralmente com goma-arábica, uma espécie de cola, que funciona como aglutinante.
O resultado da técnica de pastel assemelha-se muito ao de uma pintura especialmente se olharmos a distancia, quando olhado de perto da para reconhecer que é de pastel seco.
Qualquer pessoa pode pintar um desenho utilizando o pastel seco, para fazer isso não precisa ser somente profissional, é só saber as técnicas de como usa-lo.
Primeiramente tem que escolher um pastel seco de boa qualidade, se não a sua pintura não ficara como o desejado, e também escolher um papel adequado.
Depois que já estiver com as pasteis secos e o papel, devera fazer um rascunho do desenho, e para começar a pintar vai raspando aos poucos o pastel seco na área e cor desejada, depois com um