Técnicas de observação e registro do comportamento de uma criança de três anos de idade
Técnicas de Observação e Registro do Comportamento
Observação e Registro comportamental de uma criança de três anos de idade
Rio Grande, novembro de 2011.
1. Introdução
Este trabalho foi proposto pela disciplina de Técnicas de Observação e Registro do Comportamento aos alunos do segundo semestre do Curso de Psicologia, da Faculdade Anhanguera do Rio Grande. O principal objetivo deste trabalho é observar e registrar o repertório comportamental de uma criança com até 10 anos de idade.
Primeiramente, fizemos algumas observações na Escola de Educação Infantil Querubim (Berçário – Maternal – Pré), que é o ambiente escolar da criança a qual escolhemos. Optamos por observar uma criança de três anos de idade devido ao fato de um dos integrantes do grupo possuir um grau de parentesco com a mesma. A referida escola está situada na Rua Barão de Cotegipe, n° 424, no bairro Centro da cidade de Rio Grande. Em um segundo momento, observamos a criança em seu ambiente familiar.
O primeiro contato com a mãe da criança foi feito pessoalmente. Explicamos que seria um trabalho da faculdade e se ela concordaria com as observações. Conforme orientação, entregamos-lhe o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
O segundo contato foi feito com a secretaria da escola, seguindo recomendações da mãe da criança observada. Conversamos a respeito das observações dentro do ambiente escolar e explicamos que precisaríamos de no mínimo dois dias para efetuar as observações necessárias e que nosso pedido fosse passado à direção da escola. De acordo com a secretária, os horários da diretora não eram fixos, portanto, conversamos por telefone com a diretora. Após esclarecer nossa necessidade de observação dentro da escola, a diretora possibilitou-nos apenas dois dias de observação, de no máximo 30 minutos cada. Explicou-nos que este tipo de trabalho só seria possível ser realizado pelo parentesco da aluna com um dos integrantes do