Técnicas de negociação
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso de Tecnologia em Logística - Semestre: 1º/2013
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Angélica – RA
Eliza de Oliveira Jerônimo – RA 412485
Enelzuito Ferreira Inácio – RA
Marcio Antônio de Oliveira Sarmento – RA
Rosana de Moraes – RA
“Roteiro de preparação para negociações salariais”
Profª Msc. Karem Grubert Rojas
Angra dos Reis, XX de XXX de 2013.
Roteiro de preparação para negociações salariais
A arte de negociar salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo, conhecimento, informações e principalmente firmeza no que está pretendendo como remuneração ou aumento. É preciso ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto a questão salarial é importante, mais salientar também outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa, a ascensão profissional que terá nesta nova posição, entre outros aspectos.
Saber o momento certo de pedir o aumento também é importante, deve ser num dia calmo, sem muitas reuniões, onde o funcionário deve observar se o seu gestor está num dia bom, e que o dia não esteja turbulento. Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar bem interado da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa. Antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não encare este processo como uma luta entre antagonistas. Aliás, seu objetivo é mudar de lado na mesa, quebrando as barreiras e trabalhando em equipe. Assim, o processo de comunicação se abre. Para isso, mostre o quanto você está feliz com a oportunidade e questione sobre as ramificações da oferta. Além de desarmar o nervosismo, suas perguntas podem ser valorizadas.
Para falar de aumento salarial, também é necessário um bom diálogo, mostrar firmeza, convicção, falar sobre as melhorias que a empresa terá em relação as suas tarefas a serem