TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Técnicas de Negociação
Jessica Jorge Pereira Julião – 6975474172
Bruna Nunes dos Santos – 6953504963
Francisco José da Silva Junior -
Roseli Aparecida Vieira – 6789433714
Prof: Ma. Karem Rojas
São Paulo, 20 de abril de 2013.
INTRODUÇÃO
No mundo atual é cada vez mais natural que as pessoas incluindo as crianças, iniciem desde cedo nas primeiras etapas das suas vidas o processo de negociação, seja pelo melhor lugar à mesa, a maior fatia de bolo, quem escolhe o que vai assistir, ou seja, passamos boa parte das nossas vidas negociando, onde houver mais que uma pessoa com pensamentos, ideologias e interesses divergentes e convergentes haverá sempre uma negociação para se chegar ao acordo.
AS DIFERENTES CONCEITUAÇÕES DE NEGOCIAÇÃO
Lewicki e Hiam
¹O autor trata da negociação como um jogo, pois diz que há vantagens em vê-la assim.
Não se trata de um processo totalmente aleatório, muitas negociações podem ser analisadas após sua conclusão, permitindo-nos melhorar nossa capacidade de prever e controlar acontecimentos.
Em segundo lugar, no jogo existe uma seqüência previsível de atividades. Muitas pessoas não entendem de negociação e consideram uma série caótica, quase aleatórias de eventos. Embora seja difícil prever exatamente como a outra parte agirá a qualquer hora. A sequência de uma negociação geralmente segue um padrão claro e fácil de entender.
Terceiro lugar existe jogadores que jogam consigo mesmo e com outros.
Quarto lugar o jogo tem regras, existe o SIM e o NÃO nas negociações e em algumas as regras são claras, são colocadas por escrito e bastante explícitas ex: ( Negociação anual com a receita federal, as regras dizem que você deve informar precisamente quanto recebeu ou ganhou e quanto deve ao físico).
O planejamento é o estágio mais importante de uma negociação.
² Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao