Técnicas de Negociação
Para pedir um aumento salarial o profissional deve observar como anda a situação financeira da empresa naquele momento, se a economia está favorável e se a remuneração no mercado está de acordo com sua pretensão.
É muito importante também se cercar de informações como o faturamento da empresa e procurar comprovar sua contribuição neste resultado.
Além disso, mostre também o seu investimento pessoal para com o cargo, como faculdade, cursos, contatos, etc.
Observe sua posição na hierarquia e pesquise o salário mais compatível com seu cargo para não cometer gafes pedindo um valor acima ou igual ao de seus superiores.
Cuidado para não assumir uma postura queixosa ao demonstrar sua insatisfação quanto ao salário atual
Aproveite para rever sua caminhada na empresa, seus pontos positivos e negativos. Reflita sobre a impressão que você causou se preocupando em resolver todos os problemas da empresa em tempo hábil e sem deixar pendências.
Lembre-se de que, pedir aumento é de certa forma criticar o estilo de gestão do seu chefe, portanto é necessário cautela para não depreciar a visão de remuneração que o seu superior possui.
Convença seu chefe sobre os ganhos que a organização passará a ter ao lhe proporcionar este incentivo, afinal o profissional bem remunerado transparece sua satisfação, modifica até seu modo de trabalhar executando as tarefas com mais alegria e dedicação se sentindo realizado e contagiando os outros colaboradores motivando-os a crescer com ele.
Trabalhe a possibilidade de receber uma resposta negativa e caso isso aconteça haja com naturalidade deixando uma leve insatisfação, mas se abrindo a uma futura possibilidade de negociação com argumentos mais sólidos, seguros e bem fundamentados.
Se não funcionar, comece a pensar em uma recolocação no mercado, reavaliando seus resultados como profissional naquela área, cogitando também a possibilidade de mudar até de ramo.
Temos que trabalhar