Técnicas de negociação
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refer-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
O CO está relacionado com as acções das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.
O CO também está relacionado com o comportamento grupal: normas, papeis, construção de equipas e conflito e, nesse sentido, basea-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.
Por outro lado, um dos desafios do CO é que ele pode ser visível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superficias do CO, como as estratégias adoptadas pela organização, a fixação de objectivos globais a serem alcançados, as políticas e os procedimentos adoptados, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada Existem também aspectos invisíveis e profundos do CO, como percepções e atitudes individuais, normas grupais, interacções informais e conflitos interpessoais e intergrupais que são dificilmente percebidos nas organizações, mas que dinamizam e influenciam o comportamento de pessoas e grupos.
DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO De acordo com Almeida, F.N.(1995), existem dois tipos de factores que determinam o comportamento das pessoas:
Os primeiros designados macro (cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras) e os segundos, influenciados pelos primeiros, micro (valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação).
Ora, consciente de que os primeiros factores são resultantes do processo de socialização e que influenciam grandemente o comportamento das pessoas nas