Técnicas de negociação
Negociar é sobretudo trocar concessões de um lado para o outro em busca da conclusão de um acordo. É primordial ter concessões estudadas na fase de planejamento e procurar incluí- las no rol das alternativas para fechamento do negócio.
Ter em mente que o processo de negociação é um evento fortemente alicerçado na dimensão humana, são pessoas que o fazem evoluir para um acordo. Pessoas que possuem crescentes aspirações pessoais e profissionais, que carregam uma série de influências e desejam obter o melhor resultado possível, então é mais que fundamental ver o outro como um parceiro, sendo compreensivo quanto a possíveis dificuldades pessoais. Dando este toque humano ao processo estará fazendo algo mais por uma conclusão satisfatória.
Ser um bom ouvinte:
Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo.
Desenvolver um Espirito negocial
Grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo pode ser negociado, mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado.
Planejar
Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma . Muitas vezes é necessário pré - negociar internamente recursos,prazos, especificações, metas, condições de pagamento. etc
Ser Paciente
Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todas às vezes oriundas por metas irrealistas ou necessários de logo fechar o acordo. Pode – se até fechar com um resultado , razoável, mas poderia torná -lo ótimo se não fosse à impaciência que na realidade atropela o processo e elimina possibilidades de mais ganho.
Ás vezes uma reunião de negociação que se estendeu por uma ou duas