Técnicas de negociação no comércio exterior
Num processo de negociação, as culturas envolvidas estarão sempre contribuindo com representações e significações de ambos os lados porque, independente do que esta sendo negociado, há a interação entre pessoas e entre comportamentos empresariais.
Desenvolver nos funcionários o perfil de negociadores, é algo fundamental para as empresas que pretendem se manter no mercado atual. Um bom negociador deve trazer consigo algumas estruturas de apoio, elementos nucleares da cultura e da história pessoal, que são elementos cruciais para fazer a diferença no perfil do negociador.
Através de diversos estudos e observações quanto às técnicas de negociação, existem algumas simples que comprovadamente produzem resultados. Um negociador deve sempre atuar com profissionalismo, estar atento e agir com ética. O sucesso de uma negociação quase sempre vai depender da experiência do negociador bem como o seu preparo (agenda, planejamento estratégico, grande quantidade de informações a respeito do negócio, entre outros). É preciso, por exemplo, estar sempre atento mas não deixar que seu parceiro de negociação perceba muito isso, assim torna-se mais fácil o uso da persuasão. Em uma negociação a nível internacional existem diversas regras e leis as quais temos q estar familiarizados, então cada detalhe pode fazer toda a diferença. É necessário também ter em mente que as negociações comerciais nunca são pessoais. É preciso estar atento aos momentos de avançar, recuar e permanecer onde está para que não se crie nenhum tipo de situação desfavorável. A cordialidade, simpatia e boa educação também são fundamentais. Dentro de uma negociação não existem pessoas mais ou menos importantes pois, se elas estão lá, é porque serão necessárias para alguma parte do projeto, então todos, sem exceção devem ser tratados com