Técnicas de negociação de compras e prospecção
Em qualquer tipo de empresa, ou qualquer ramo profissional, a negociação é compreendida como uma técnica que tem o objetivo especifico de comprar ou vender algo. As empresas não são autosuficientes, portanto elas dependem de parceiros, terceiros e fornecedores para desenvolver as suas atividades com excelência. Matéria-prima, materiais, máquinas, equipamentos, serviços e uma grande variedade de insumos são necessários para manter as suas operações, provenientes do ambiente externo. Todo o processo de produção depende da cadeia de suprimentos que deve funcionar regularmente, para que não impacte no processo, acarretando assim em sérios prejuízos para a organização.
O Departamento de Compras é a área da empresa responsável pela aquisição de materiais necessários para o satisfatório desempenho de uma organização. Isto é, através do Departamento de Compras que uma empresa se desenvolve, por meio de materiais necessários para a execução de um determinado serviço.
As técnicas de negociação envolvem uma base de planejamento para que toda a estrutura da negociação alcance as metas desejadas. Isto inclui também as formas como o profissional negociador deve obter no momento da negociação, as características de um negociador devem coincidir com as necessidades da empresa. Assim, é possível seguir uma ordem sequencial de características.
Prospecção:
A palavra “Prospecção” vem de método empregado para localizar e calcular o valor econômico das jazidas minerais. Prospectar clientes seque a mesma lógica, pois é uma técnica de vendas utilizada para encontrar e selecionar os potenciais clientes (chamados de prospects), que são os clientes que têm maior chance de comprar da empresa determinado produto e que possuem maior valor para a empresa.
Em geral, apenas os gerentes ou diretores tem conhecimento, mas é bom que o profissional de vendas saiba como usa-la também.
O grande benefício de se ter uma prospecção eficiente é que uma maior taxa