Técnicas de negociação - atividade 4
0,2 em 0,2 pontos Correta
A Guerra do Iraque, em 2003, pode ser vista como uma negociação em várias frentes. Os EUA gastavam milhões de dólares por dia apenas para manter suas tropas preparadas no Oriente Médio. Cada dia em que se adiava o início do ataque, na espera da evidência da existência de armas químicas, tornava menor o valor disponível no orçamento para custear a guerra. Esta era uma das razões que levava Bush a acelerar a autorização de guerra e levava Saddan a adiar ao máximo o confronto. O desfecho foi o desrespeito à ONU com um ataque sem seu consentimento, o que gerou resistência e dúvidas sobre a moralidade da ação dos EUA. Este é um exemplo claro de dificuldades na equação de elementos chaves das negociações:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Tempo e informação.
Resposta Correta: c.
Tempo e informação.
Feedback da resposta:
Dois aspectos são relevantes: informação e tempo. Informação porque se houvesse a evidência clara da existência das armas químicas, a autorização para o ataque seria praticamente certa. E a questão do tempo estava ligada diretamente aos custos de guerra. O poder não era fator relevante, já que a força bélica americana era soberana.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Correta
Só existe poder onde existe vontade, mas o contrário não é necessariamente verdade. O negociador pode ter vontade de conseguir bons resultados em uma negociação, mas sem uma boa preparação e sem o "bom exercício" do poder – com a aplicação de princípios éticos e a consideração dos "porquês" da outra parte – dificilmente conseguirá um resultado sustentável. Acerca dos tipos de poder, uma distinção entre poderes pessoais e circunstanciais é que estes últimos são mais passageiros ou podem rapidamente se perder por uma mudança externa. É o caso do poder ligado a aspectos de:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Conhecimento.
Resposta Correta: e.
Conhecimento.
Feedback da resposta:
Comenta-se com frequência que