Técnicas de Microscopia
ENGENHARIA QUÍMICA
TÉCNICAS DE MICROSCOPIA
Salvador, Bahia – Brasil
2013
TÉCNICAS DE MICROSCOPIA
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade Salvador - UNIFACS, como requisito parcial de avaliação da Unidade I, da disciplina Tecnologia dos Materiais.
Salvador, Bahia – Brasil
2013
ASPECTOS GERAIS
Ocasionalmente, é necessário ou desejável examinar os elementos estruturais e os defeitos que influenciam as propriedades dos materiais. Alguns elementos estruturais possuem dimensões macroscópicas, isto é, são suficientemente grandes para serem observados a olho nu. Por exemplo, a forma e o tamanho ou diâmetro médios dos grãos para uma amostra policristalina são características estruturais importantes. Com frequência, os grãos macroscópicos são evidentes nos potes de iluminação de rua feitos de alumínio e também barreiras de segurança em auto-estradas. Entretanto, na maioria dos materiais, os grãos constituintes possuem dimensões microscópicas, com diâmetros que podem ser da ordem de alguns micra, e os seus detalhes devem ser investigados utilizando-se algum tipo de microscópio. O tamanho e a forma do grão são apenas duas características do que se denomina microestrutura.
O exame microscópico é uma ferramenta extremamente útil no estudo e na caracterização dos materiais. Aplicações importantes das analises microestruturais são: assegurar que as associações entre as propriedades e a estrutura sejam compreendidas da forma correta; prever as propriedades dos materiais uma vez que essas relações tenham sido estabelecidas; projetar ligas com novas combinações de propriedades; determinar se um material foi ou não tratado termicamente da maneira correta; e verificar o modo de uma fratura mecânica. Varias técnicas comumente utilizadas em tais investigações são discutidas a seguir.
TÉCNICAS DE MICROSCOPIA