Técnicas de merchandising
Cross Merchandising - Técnica onde o produto é exposto em uma categoria diferente do seu ponto de gôndola natural com objetivo de destacar o produto para o consumidor lembrando de que ele precisa comprar como, por exemplo: colocar saca rolhas na sessão de vinhos, pois se o consumidor for comprar uma garrafa de vinho, se deparar com o saca rolhas e não tem certeza se terá o mesmo em casa, certamente ele vai acabar comprando esse produto que é digamos que um acessório para a compra do vinho, na maioria das vezes o consumidor não planejou a compra desse produto.
Muitas vezes existem produtos que complementa o outro e boa exposição desses produtos em locais estratégicos ajudam bastante a aumentar as vendas, um bom exemplo que você encontra desde o maior hipermercado a até o mercadinho da esquina é o uso de cintas de queijo ralado junto da parte de macarrão. O cross merchandising é bem simples de ser feito e atrai muitas compras não planejadas e o consumidor ainda fica satisfeito por encontrar rapidamente o que procura. Outra maneira bastante usada dentro do cross merchandising é a colocação de produtos próximos aos caixas (check outs), atraindo assim a atenção do consumidor que aguarda sua vez na fila, levando muitas vezes a compra por impulso que gera bastante lucro as lojas. Nesses casos quando é colocado produtos em promoção, o consumidor não tem como comparar o preço com outras marcas e acaba comprando. Essa técnica também é popularmente conhecida como "papa-fila".
Normalmente os produtos ali expostos próximos aos caixas chamam bastante atenção de quem está ali esperando na fila e na grande parte dos hipermercados são expostos produtos como salgadinhos, revistas, pilhas, balas, chocolates, gomas de mascar, refrigerantes (gelados), preservativos, etc. Muitas vezes paramos para ler uma capa de uma revista e nos interessamos e acabamos comprando a revista por impulso, lembramos que precisamos de pilhas para o controle remoto, compramos