técnicas de manutenção
Curso: Eletrônica - Turma: 555
Disciplina: Técnicas de Manutenção - Prof.º: Mario Andrade
Nome: José Bezerra Nascimento
FONTE CHAVEADA
Trabalho para obtenção de nota referente ao segundo bimestre da disciplina de técnicas de manutenção administrada pelo professor Sérgio Campos
São Luís – MA
2014
FONTE CHAVEADA
TOPOLOGIA
Apresentam-se a seguir algumas estruturas circuitais básicas que realizam a função de, a partir de uma fonte de tensão fixa na entrada, fornecer uma tensão de valor variável na saída. Neste caso, existe um filtro capacitivo na saída, de modo a manter, sobre ele, a tensão estabilizada.
Conversor abaixador de tensão (step-down ou buck): VoVo/R).
Quando T desliga, o diodo conduz, dando continuidade à corrente do indutor. A energia armazenada em L é entregue ao capacitor e à carga. Enquanto o valor instantâneo da corrente pelo indutor for maior do que a corrente da carga, a diferença carrega o capacitor. Quando a corrente for menor, o capacitor se descarrega, suprindo a diferença a fim de manter constante a corrente da carga (já que estamos supondo constante a tensão Vo). A tensão a ser suportada, tanto pelo transistor quanto pelo diodo é igual à tensão de entrada, E.
Figura 3.1 Conversor abaixador de tensão
Se a corrente pelo indutor não vai a zero durante a condução do diodo, diz-se que o circuito opera no modo contínuo. Caso contrário tem-se o modo descontínuo. Via de regra prefere-se operar no modo contínuo devido a haver, neste caso, uma relação bem determinada entre a largura de pulso e a tensão média de saída. A figura 3.2 mostra as formas de onda típicas de ambos os modos de operação.
Modo contínuo
A obtenção da relação entrada/saída pode ser feita a partir do comportamento do elemento que transfere energia da entrada para a saída. Sabe-se que a tensão média sobre uma indutância ideal, em regime, é nula, como mostrado na figura 3.3. (3.1)