Técnicas de linguagem
1. Indique o trecho pontuado incorretamente.
a) A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
b) O advogado tem direito de examinar, em cartório de justiça e secretaria de tribunal, autos de qualquer processo, salvo o disposto no art. 155.
c) Art. 92. Compete, porém, exclusivamente ao juiz de direito processar e julgar:
I - o processo de insolvência;
II - as ações concernentes ao estado e à capacidade da pessoa.
d) O escrivão e o oficial de justiça são civilmente responsáveis quando, sem justo motivo, se recusarem a cumprir, dentro do prazo, os atos que lhes impõe a lei ou os que o juiz a que estão subordinados lhes comete.
e) A Administração Pública, como tal prevista, na Constituição Federal brasileira (art. 37) e na legislação pertinente, além dos órgãos estatais e de diversos tipos de entidades abrange, também as universidades federais que são fundações públicas.
2. Considere os seguintes períodos:
I. O Código Penal, segundo os que não aceitam a redução da maioridade, nada tem a ver com qualquer questão relativa aos menores, a qual é da competência do Estatuto da Criança e do Adolescente.
II. A repressão dos jovens, antes de representar uma solução, para o problema da violência, leva a um aumento dela ainda maior; segundo creem os adeptos da corrente contrária à redução da maioridade.
III. Muitos perguntam se um adolescente de 16 anos teria plena condição de compreender e avaliar tudo o que faz, sendo assim inteiramente responsável pela consequência dos seus atos.
A pontuação NÃO está correta apenas em
(A) I. (B) II. (C) III.
(D) I e II. (E) I e III.
3. É preciso suprimir a(s) vírgula(s) da frase:
a) Tão logo analisada, a