TÉCNICAS DE LABORATÓRIO PARA ANÁLISE QUALITATIVA
TÉCNICAS DE LABORATÓRIO PARA ANÁLISE QUALITATIVA
Alunos:
Turma: Licenciatura em Química
PETROLINA, 16 de fevereiro de 2014.
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
CLORETO DE FERRO (III). Também chamado cloreto férrico, é um composto químico de escala industrial, de fórmula FeCl3. A cor dos cristais de cloreto de ferro (III) depende do ângulo de visão: por luz refletida os cristais parecem verde-escuro, mas por luz transmitida parecem vermelho-púrpura. Cloreto férrico anidro é deliquescente, formando névoas de ácido clorídrico no ar úmido. É raramente observado em sua forma natural, o mineral molysite, muito conhecido de algumas fumarolas.
Quando dissolvido em água, o cloreto férrico sofre hidrólise e libera calor (reação exotérmica). A solução castanha, ácida e corrosiva resultante é usada como floculante no tratamento de esgoto e na purificação de água, bem como fresador para metais cuprosos em circuitos impressos. Cloreto de ferro (III) anidro é um ácido de Lewis razoavelmente forte, e é usado como catalisador em muitas sínteses orgânicas.
PRECIPITAÇÃO: A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi super saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.
Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de