Técnicas de implementação de cross - docking
Essa técnica de Cross Docking não é tão simples de implementar, mas podem ser apresentados alguns pré requisitos que ao serem reunidos contribuem para o seu sucesso.
Existe a PARCERIA, que é quando um membro da cadeia de suprimento ajuda o outro na implementação do Cross Docking.
Temos também a CONFIANÇA NA QUALIDADE que trata do conceito de que a qualidade deve ser construída e não inspecionada, ou seja, a responsabilidade da qualidade está na produção.
Outro ponto importante é a COMUNICAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO. Todos os dados sobre vendas, pedidos, previsões ou quaisquer outros dados devem ser compartilhados para que seja mais fácil o planejamento de cada ponto na cadeia de abastecimento.
COMUNICAÇÃO E CONTROLE DAS OPERAÇÕES: Quaisquer dados também, sobre tipo de produto e seu recebimento, em que quantidade e com qual destino, são essenciais para que haja o planejamento das operações dentro das instalações.
MÃO - DE – OBRA, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES trata de como o Cross Docking pode envolver todos esses sistemas.
O cross docking requer uma GESTÃO ESTRATÉGICA para que qualquer problema seje resolvido dentro da movimentação de produtos cujo custo unitário associado á falta do mesmo em estoque seja o mais baixo possível. E o fato de esses custos serem mais baixos fazem com que o impacto que teria a cadeia, seja diminuído.
O Cross Docking torna-se de mais fácil entendimento, quando os produtos de mais procura sejam mais regulares ou estáveis na medida em que faculta o planejamento, execução e controle de todas as atividades a serem