Técnicas de criatividade
Projeto Saber
Pensar criativamente é "pensar lateralmente". É basicamente isso. Bem... é claro que você quer saber o que é pensar lateralmente, não é mesmo? Então veja:
Segundo Edward De Bono, "raciocínio vertical é cavar cada vez mais fundo no mesmo buraco, enquanto raciocínio lateral é tentar de novo em outro lugar". Em termos práticos, isto quer dizer que se não encontramos respostas satisfatórias para determinados problemas (do jeito que estamos procurando) devemos procurá-las em outro lugar, de outra maneira, olhando sob outro ângulo e através de outras associações. E a "chave" para pensar lateralmente é usar, simplesmente, a expressão... "e se...?"
É isso aí, rapaziada, pensar criativamente é pensar "e se?"
- E se em vez de dividir eu multiplicar?
- E se em vez de pintar de verde eu pintar de vermelho?
- E se em vez de ir por aqui eu for por ali?
- E se em vez de deixar aqui eu puser ali?
Esta é grande "malandragem" do pensamento criativo! Este é o primeiro passo! Esta é a primeira regrinha para tirar sua cuca da mesmice do pensamento vertical! Acostume-se a pensar "e se?" e você vai ver como as idéias começam a pintar! Pense "e se?" e ouse, arrisque, experimente! Sem "correr o risco de errar você tem poucas chances de acertar!
Veja como Sigmund Freud se referia à própria inteligência e perceba que não há grandes exigências de ordem natural para que qualquer um, com ousadia e determinação, possa superar suas limitações:
"Não sou realmente um homem de ciência, não sou um observador, não sou um pensador. Nada sou senão um conquistador, por temperamento — um aventureiro — com a curiosidade, a rudeza e a tenacidade que compõem essa espécie de ser."
"Tenho capacidades e talentos muito restritos. Nenhum para as ciências naturais, nenhum para a matemática, nada para as coisas quantitativas. No entanto, o pouco que possuo, e que é de natureza bastante limitada, deve provavelmente ser de caráter muito intenso." (Textos