TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Curso de Engenharia Civil
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO
(FUNDAÇÕES E ALVENARIA)
SÃO PAULO
2014
4954232
Introdução
Técnicas de construção são métodos, procedimentos, tecnologias, máquinas e materiais, os quais quando conjugados e utilizados de uma forma racional permitem alcançar um objetivo determinado. No caso da construção civil essas técnicas consistem nas discriminações de forma precisa, completa e ordenada, descrevendo os materiais de construção a utilizar, os locais onde esses materiais serão empregados e determina as técnicas exigidas para o seu emprego. Em outras palavras, as discriminações técnicas consistem no conjunto de prescrições normativas que definem e caracterizam os materiais, equipamentos, instalações e técnicas de execução de um determinado serviço ou obra. Neste trabalho falaremos de duas técnicas: Fundações e Alvenarias.
1.0 - Fundações
Esta técnica visa saber escolher a fundação ideal para uma determinada edificação, determinar o numero de furos de sondagem, bem como sua localização e posteriormente analisar um perfil de sondagem.
1.1 - Sondagens
É sempre aconselhável a execução de sondagens, no sentido de reconhecer o subsolo e escolher a fundação adequada, fazendo com isso, o barateamento das fundações. As sondagens representam, em média, apenas 0,05 à 0,005% do custo total da obra.
A sondagem é realizada contando o número de golpes necessários à cravação de parte de um amostrador no solo realizada pela queda livre de um martelo de massa e altura de queda padronizadas. A resistência à penetração dinâmica no solo medida é denominada S.P.T. - Standart Penetration Test.
A execução de uma sondagem é um processo repetitivo, que consiste em abertura do furo, ensaio de penetração e amostragem a cada metro de solo sondado. Os pontos de sondagem devem ser criteriosamente distribuídos na área em estudo, e devem ter