Técnicas de construção
Desrespeito às normas técnicas: É com o desconhecimento das normas técnicas, e mesmo quando há conhecimento, é comum o não compromisso em obedecê-las. É comum o uso de materiais não conformes, isto é, fora das normas e sem a qualidade mínima exigida, o que se reflete na má qualidade do produto final.
É comum que erros feitos em uma etapa da obra sejam encobertos na etapa seguinte. Paredes fora de prumo ou esquadro, por exemplo, muitas vezes são admitidas, pois depois serão revestidas, aumentando-se a espessura do revestimento para encobrir o erro. Essas práticas, além de erradas, geram desperdício e aumento de custos. Ocorre ainda a desorganização no sentido inverso, ou seja, quebram-se serviços já feitos para executar ou modificar outros que deveriam ter sido feitos corretamente na etapa anterior. É o caso das instalações, em que se quebram várias vezes paredes já prontas, para embutir ou modificar instalações.
Com a falta de orientação o pessoal de obra não é treinado e nem orientado no canteiro, Podendo não fazer corretamente o serviço e não tem a quem perguntar em caso de dúvida.
A segurança muitas vezes é negligenciada, tanto por descaso das empresas quanto por parte do cliente ou até pelo mestre responsável pela obra, além da falta de orientação aos trabalhadores. Esta atitude resulta em elevado número de acidentes de trabalho, além do desrespeito às normas de segurança e higiene do trabalho, o não cumprimento da legislação trabalhista e a precarização das condições de trabalho.
OBRA