Técnicas de Construção Civil
Aula I
Providências Iniciais
Antes de darmos início à construção, propriamente dita, existe uma série de providências a serem tomadas; algumas que dependem de órgãos públicos e outras exclusivamente dos stakeholders.
Vamos dividir as providências iniciais, em duas etapas:
I – Antes de Iniciarmos os Projetos.
II – Antes do Início da Obra.
I – Antes de Iniciarmos os Projetos A – Visita ao Terreno
Como o projeto deverá ser elaborado para um determinado terreno, deve se executar a visita ao local com a finalidade de confirmar as medidas planialtimétricas que constam na escritura do lote. Portanto, deve-se:
a) Confirmar Medidas do terreno:
Verificar se as medidas indicadas na escritura de compra e venda conferem com as reais medidas do terreno.
Caso o terreno esteja em desacordo com o cadastro técnico da PM, deverá ser feito um levantamento topográfico/cadastral do terreno e apresentado para exame do órgão público.
b) Levantamento Altimétrico do terreno: É Importante para um melhor aproveitamento do terreno que o projetista conheça de antemão, não somente as medidas reais do terreno, mas, também as diferenças de níveis existentes.
c) Orientação do Terreno com respeito à linha N-S magnética.
d) Situação Da Infra-estrutura da quadra.
B – Visita aos Órgãos Públicos
a) Consulta à Prefeitura Local:
Cabe à prefeitura, através do Código de Posturas do Município, como também através do Código de Obras, planificar as Zonas de Construção impondo as restrições quanto ao aproveitamento dos lotes, em cada uma dessas zonas.
II – Antes do Início da Obra.
A implantação do canteiro engloba todo conjunto de ações e serviços a serem efetuados para dotar o local da obra – canteiro – de infraestrutura e dar suporte logístico, necessário para execução da mesma.
Ex:
1. Corte de árvores;
2. Demolições;
3. Comunicação de início de obra;
4. Terreno em desacordo com o cadastro;
5. Áreas de