técnicas de comunicação
Uma Apresentação Empresarial é o tempo que temos para vender nossas ideias e projetos, facilitando a negociação. Durante este tempo, em sua maioria, trata-se de um monólogo empresarial que antecede a negociação, onde tentamos estimular, persuadir e provocar os nossos ouvintes. Não podemos confundi-la com uma Apresentação Acadêmica (coloca conteúdo, mas não tem forma), uma Palestra (coloca forma, mas esquece do conteúdo) ou aula.
A Apresentação Empresarial deve ser rápida, sendo a primeira pergunta a ser feita quando a iniciamos é: “Quanto tempo eu tenho?”, já que, atualmente, no mundo corporativo, tempo é considerado um artigo de luxo. E se nos prolongamos demais, acabamos prejudicando a capacidade mais rara no mundo corporativo.
Também devemos nos atentar a nunca deixar o ponto principal da nossa apresentação para o final, pois nossos ouvintes já estão dispersos.
A primeira coisa que se vende em uma apresentação é o apresentador. Ninguém “compra” uma ideia antes de compra-lo. Vendemos de forma metafísica: a pessoa olha pra você e sente empatia ou simpatia, pra, em seguida, decidir se irá lhe ouvir ou não. Para ser comprado, de acordo com vários estudos, o apresentador precisa de 30 segundos a 4 minutos. O emocional das pessoas deve ser trabalhado nos primeiros instantes. Lembrando que, uma apresentação começa com o primeiro contato visual que os ouvintes têm com o apresentador. Este deverá estar preparado para “vender a sua ideia” ao sair da sua casa para tal apresentação.
O tempo ideal para uma apresentação é relativo, mas é seguro não ultrapassar os 15 minutos, dividindo-o em dois blocos, sendo recomendado que cada bloco tenha de sete a oito minutos, e no intervalo entre um e outro, mudar o canal de comunicação (mostrar um vídeo, uma foto, etc).
Já ouvimos diversas vezes em nossas vidas a seguinte frase: “O peixe morre pela boca.” Mas o que esta frase pode significar no mundo corporativo? Bem, essa frase