Técnicas de coaching
I - COACHING
1.1. Definição de Coaching
O termo coaching vem do inglês medieval cachê, e do moderno coach – carruagem, que buscou do francês antigo a palavra coche. Desta analogia, vêm o conceito de conduzir alguém a um ponto desejado. Na tradução para o português, coach significa treinar, ensinar, instruir, preparar e por esta razão, conceitua-se coach como aquele que conduz as pessoas de um estágio para outro de aprendizagem e desenvolvimento. No entanto, uma definição que abrange bem o que vem a ser coaching é a descrita no site “Wikipédia, a enciclopédia livre”: Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apóia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades1.
Ou seja, coaching é um processo de relacionamento continuado de alto nível que auxilia as pessoas a produzirem resultados extraordinários em suas vidas, carreiras, negócios ou organizações. Através dele os clientes aprofundam seus conhecimentos, aumentam sua performance e aprimoram sua qualidade de vida. O Coaching concentra-se em onde os clientes estão agora e no que desejam fazer para chegarem aonde desejam estar no futuro.
Definição das palavras: COACHING – É o processo em si COACH (plural COACHES) – Representa o profissional capacitado para realizar o processo. COACHEE (ou CLIENTE) – Pessoa que recebe o coaching.
1.2. Características
Conforme mencionado na definição, o processo de coaching é voltado e direcionado para um planejamento de metas a curto, médio e longo prazo, sempre olhando para o futuro, desenhando este futuro de acordo com as expectativas e necessidades de cada pessoa