Técnicas alternativas a construção civil: Steel Frame
Light Steel Frame, que significa estrutura em aço leve, é um sistema de construção alternativa que vem ganhando destaque devido à sua utilização ascendente em diversos países, inclusive no Brasil que é um dos maiores produtores de aço do mundo. O LSF é constituído por perfis leves de aço galvanizado que são utilizados para formar painéis estruturais e não-estruturais. Tal composição reflete em rapidez do processo construtivo pela característica de facilidade de montagem e flexibilidade dos meios arquitetônicos, além de reduzir o impacto ambiental devido à diminuição de material e entulho.
Definição:
“O Steel frame é um sistema construtivo racional constituído de perfis leves de aço galvanizado, que formam paredes estruturais e não estruturais depois de receber os painés de fechamento. Por ser um processo industrializado de construção, permite executar a obra com grande rapidez, a seco e sem desperdícios.” (TERNI; SANTIAGO; PIANHERI, 2008, p.83)
Segundo os mesmos autores, o sistema é formado por painéis que possuem perfis metálicos (guias, cantoneiras, chapas, montantes e fitas metálicas) formando um esqueleto que se torna a estrutura da edificação.
“Basicamente a estrutura em LSF é composta de paredes, pisos e cobertura. Reunidos, eles possibilitam a integridade estrutural da edificação, resistindo aos esforços que solicitam a estrutura.” (FREITAS; CASTRO, 2006, p.14.)
Em vista disso, o LSF resume-se em uma estrutura que além de seus principais componentes também possui subsistemas (estrutural, fundação, isolamento, instalações elétrica/hidráulicas e fechamento interno/externo).
Figura 2: Estrutura em steel frame
(Fonte: http://engenhariacivil.wordpress.com/2008/05/04/o-que-e-o-light-steel-framing/ )
Vantagens:
O sistema construtivo Light Steel Framing apresenta várias vantagens, sendo que Freitas e Castro (2006, p.16-17) cita as principais:
· Os produtos que constituem o sistema são padronizados de tecnologia avançada, em que os