Técnica de Segurança do Trabalho
O assunto que iremos abordar será os Aditivos Alimentares, daremos ênfase ao Glúten contido no Trigo, o Aditivo alimentar, é qualquer ingrediente adicionado aos alimentos intencionalmente, sem o propósito de nutrir, com objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais dos alimentos.
2. ESCOLHER UMA EMPRESA
Dona Benta
3. IDENTIFICAR AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS ATIVIDADES
A substância química que mais iremos dá foco é o Glúten, mas hoje, a marca Dona Benta atua em cinco categorias (farinhas de trigo domésticas, misturas para bolo, bolinhos de chuva, massas secas e fermentos) e possui um mix composto por mais de 40 produtos, todos esses produtos contém Glúten.
4. IDENTIFICAR O NÚMERO DO CAS DDA SUBSTÂNCIA
Glúten 8002-80-0
5. INFORMAÇÃO IMPORTANTE DO GLÚTEN O glúten é:
Um tipo de proteína: Trata-se de uma mistura de pedacinhos de proteína, com destaque para a glutelina e a gliadina.
6. CUIDADOS DE SEGURANÇA DAS SUBSTÂNCIAS (ARMAZENAGEM, AÇÃO PREVENTIVA).
• ARMAZENAGEM – No armazenamento diário Armazenar os mantimentos secos de maneira correta pode evitar o aparecimento de insetos indesejáveis. Confira dicas que vão ajudá-la a fazer com que os alimentos da sua casa durem por mais tempo, evitando o desperdício. Os principais aspectos que devem ser cuidados no armazenamento de trigo, protegidos dentro da luz, o seco e o fresco, e os fungos que podem produzir micotoxinas nocivas ao homem e a animais e os fatores que influenciam a qualidade tecnológica.
• AÇÃO PREVENTIVA
a) Armazenamento de trigo com teor de umidade máximo de 13%;
b) higienização e limpeza de silos, depósitos e equipamentos;
c) eliminação de focos de infestação mediante a retirada e a queima de resíduos do armazenamento anterior;
d) pulverização das instalações que receberão os grãos, usando-se os produtos indicados na dose recomendada; e) atenção para evitar a mistura de lotes de grãos não-infestados