Técnica de Pesquisa Etnográfica
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2010
Técnica de Pesquisa Etnográfica
Trabalho para nota parcial de N1, disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia III, Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Professor: Dr. Sérgio de Araújo
Data da Avaliação: ____/ ____/ ____
Nota: _________
Método Etnográfico
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Etnografia, grafia vem do grego Graf que significa escrever sobre e Etno é sociedade. É um ramo da antropologia que tem por objeto o estudo e a descrição dos povos sua língua, raça, religião e manifestações matérias de sua atividade sendo uma disciplina integrante da etnologia que é o estudo sistemático ou cientifico sobre o outro.
Esta disciplina estuda os padrões previsíveis do pensamento e do comportamento do individuo realizados em sua rotina diária e também fatos ou eventos manifestados em um contexto de interação entre grupos ou pessoas.
Na etnografia, os pesquisadores observam os modos como esses grupos sociais ou as pessoas conduzem suas vidas, tendo como objetivo documentar, monitorar e encontrar o significado de suas ações.
Portanto, a etnografia é a escrita do visível, sendo assim a descrição etnográfica depende da qualidade da observação, da sensibilidade ao outro, do conhecimento do contexto a ser estudado e também da inteligência e da imaginação científica do etnógrafo.
A maior preocupação da etnografia é obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem; esta descrição é sempre escrita com a comparação etnológica em mente. O objeto da etnografia é esse conjunto de significantes em termos dos quais os eventos, fatos, ações, e contextos, são produzidos, percebidos e interpretados, e sem os quais não existem