Técnica de negociação
INTRODUÇÃO
“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa” (Cohen, 1980:13)
Na era do conhecimento, da informação, do capital intelectual e da globalização, a arte de negociar requer cada vez mais aptidões, ora naturais ora desenvolvidas. Dentre os muitos conceitos existentes podemos dizer que a negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade. É na habilidade do negociador que muitas vezes encontramos a diferença entre o lucro e o prejuízo de um empreendimento. Dependendo da forma como é conduzida, uma negociação também pode ser responsável pela manutenção ou pelo rompimento de relações comerciais ou até mesmo no rompimento das relações internacionais. No decorrer deste trabalho abordaremos os atributos fundamentais e indispensáveis para a aplicabilidade desses ferramentais. Dentre as metodologias existentes optamos por fundamentar nossa análise na obra “Como Transformar Confronto em Cooperação” de Dante P. Martinelli e Ana Paula de Almeida, Editora Atlas, 1997.
O Enfoque Sistêmico
A teoria de sistemas é qualquer coisa que consista em partes interligadas.Todo sistema é formado por subsistemas inseridos em aglomerados maiores. Do enfoque sistêmico, desenvolvido por Bertalanffy, extrai-se a idéia de que a organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. A organização revela-se como um conjunto de pelo menos dois sistemas que se influenciam mutuamente: sistema técnico, que compreende os recursos e componentes físicos e abstratos que até certo ponto independem das pessoas e sistemas sociais, que são todas as manifestações do comportamento dos indivíduos e dos grupos. Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados como fechados, que são isolados de