Técnica de defesa e ataque no de sistema de informação
UNICEUB – DF
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CURSO DE COMPUTAÇÃO
GUILHERME DORNELLES WAGNER
TÉCNICA DE DEFESA E ATAQUE NO DE SISTEMA DE
INFORMAÇÃO
Brasília (DF), 23 de setembro de 2011.
Introdução
A tecnologia enquanto mecanismo de propagação e divulgação de conhecimentos, tornou-se um bem de caráter estratégico, tanto para as empresas privadas e estatais como para as pessoas, que usam as ferramentais tecnológicas, especialmente a internet no século XXI.
A evolução dos mecanismos tecnológicos, bem como a internet, tem facilitado a comunicação entre empresas e pessoas, neste século. É o século da comunicação virtual, poder-se-ia assim chamá-lo. Entretanto, esse universo virtual é significativamente frágil, no tangente as questões relacionadas a segurança . As ameaças à confidencialidade, a integridade, a autenticidade e a disponibilidade são marcas desse processo de globalização da era da informática.
Elucidar-se-á, neste trabalho a questões relativas a segurança na área de Sistemas de Informação e suas vulnerabilidades, frente ao um universo recheado de “brechas tecnológicas”, que facilitam como também dificultam a segurança de tal sistema.
Cabe aos profissionais da área de informática, apontar saídas para os problemas que pipocam dia a dia, neste universo virtual. Assim, como cabe também, a educação dos usuários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, desse novo método de comunicação.
Desenvolvimento
Os fatores básicos para um sistema manter a sua funcionalidade com eficácia, são: a integridade e a segurança das informações. A segurança é como uma corrente formada por vários elos, onde a força da corrente é medida pela resistência do elo mais frágil.
A segurança da informação busca “minimizar” os