Técnica de contagem de colonias
Spread Plate: espalhamento na superfície (isolamento e contagem)
Se dilui várias vezes. E a cada diluição é colocado 0,1 ml(100 microL) no centro da superfície de um meio de cultura com a ajuda da alça de Drigalski (L). Esses meios são incubados em temperatura e tempo adequados formando colônias que serão contadas em diluição adequadas,e assim teremos as UFC(unidades formadoras de colônias) . Se for muito ou pouco diluído pode ficar difícil uma contagem adequada. Por isso o ideal é que haja e 25 à 250 colônias. Para ser estaticamente válido fazemos um outra placa com mesma diluição.
(Número de colônias x 10) ÷ diluição = UFC em 1 ml
[pic]
Pour Plate: emplacamento por profundidade.
Tem como meio de cultura um ágar fundido que permite o crescimento não só na superfície mas também no interior do ágar.
É colocado 1 ml de amostra no fundo da placa de Petri estéril e logo em seguida jogado ágar liquido. È necessário fazer a homogeneização realizando suaves movimentos em forma de 8 no balcão com a placa já tampada. O ágar não pode estar muito quente, para não matar as células microbianas e nem muito frio para não solidificar antes da homogeneização.
Número de colônias ÷ diluição = UFC em 1 ml
[pic]
Técnicas para avaliação da sensibilidade aos antimicrobianos
Deve se obter uma turvação do tubo bacteriano igual ao de 0,5 na escala de McFarland (aproximadamente 1,5 x 10 8 UFC/ml.
Misturar as bactérias liquidas ou sólidas em solução fisiológica a 0,9% ou caldo até que se obtenha turvação como a de McFarland. Após isso, introduzir o swab no tubo e espalhar sob o meio de cultura. Depois de espalhado esperar secar por 5 minuto em temperatura ambiente e colocar o disco de antibiorama.
Morfologia Bacteriana
Cocos
[pic]
Staphylococcus aureus: Cocos gram-positivos
Bacilos
[pic][pic]
E. Coli : bacilos gram-negativos
Espiraladas (espiroquetas,