Técnica de Bass
Indicação: pacientes sem recessão gengival.
Característica Principal: remoção da placa principalmente a nível gengival.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
Com uma pressão pequena pressão, as cerdas deverão ser colocadas o máximo possível dentro do sulco gengival, promovendo uma ligeira isquemia; realizando-se então, movimentos vibratórios (de vaivém) curtos, de mesial para distal ou vice-versa, procurando remover desta forma a placa bacteriana pela ação de fricção, das pontas das cerdas (parte ativa).
Para a superfície lingual, os mesmos movimentos deverão ser realizados, porém, com o reposicionamento da escova, agora verticalizada, colocando a cabeça da escova em contato com os dentes, escovando-se um de cada vez.
Para a técnica de Bass, deve ser observada a seguinte sequência:
Iniciar a escovação pela face lingual dos molares inferiores, de um lado a outro da arcada inferior. Limpar todas as superfícies dentárias e sequencialmente, as faces linguais dos superiores, do último molar de um lado ao outro. Seguir pelas faces vestibulares dos dentes superiores e pelas faces vestibulares dos dentes inferiores e terminar a escovação pelos mesmos dentes em que se iniciou o processo.
Escovar um máximo de dois ou três dentes posteriores por vez, ou individualmente e os anteriores sempre um de cada vez; o número de movimentos vibratórios (vai-e-vem ou ligeiramente circulares) pode chegar a 20 repetições, mantidas sempre no mesmo local;