Técnica de apoio à infância
2. O tema que identificamos neste excerto são As Descobertas, porque para além de Carlos descobrir que Maria Eduarda é sua irmã, Afonso descobre que os seus dois netos têm um caso.
3. Ega conta a Vilaça que Maria Eduarda é irmã de Carlos e pede-lhe ajuda para contar, pois não é capaz de magoar o seu amigo, enquanto que Vilaça não tem qualquer relacionamento afectivo com Carlos, mostrando a Vilaça a verdade das suas palavras com uma carta que pertencia a Maria Monforte. Passado a noite, Vilaça reencontra-se com Carlos e contando lhe a verdade sobre os laços sanguíneos entre Carlos e Maria Eduarda. Vilaça aproveitando-se da situação dizendo que era amigo confidencial da casa e também tinha sido opinião de Ega falar com ele, no fim de este se ir embora, Carlos pediu a Ega que lhe conta-se como tinha descoberto toda esta história. Entretanto Afonso aparece e repara na cara transtornada do seu neto e em Ega atrapalhado perguntando o que estes tinham. Estes contaram a Afonso que estes eram irmãos e se tinham apaixonado mostrando também a carta de Maria Monforte. Carlos decidiu dizer toda a verdade a Maria Eduarda.
4. O nosso excerto enquadra-se no subtítulo desta obra Episódios da vida Romântica, pois fala de duas pessoas que se amam e acabam por descobrir que são irmãos pois sendo a sua relação impossível.
5. “O procurador abriu a porta, gritou ao rapazola que voasse ao Hotel Pelicano....” Metáfora;
Que diabo, senhor, é necessário ter topete! Alegoria;
Aquele lindo dia, toldado de tarde, findara numa chuvinha miúda que