Técnica da compressão diametral pelo pesquisador Fernando Lobo Carneiro
O projeto de Fernando lobo Carneiro consistia em deslocar a Igreja de São Pedro dos Clérigos que estava localizada bem ao centro da futura Avenida Presidente Vargas, na cidade doRio de Janeiro, em 1943. No projeto seria substituída a parte inferior das paredes da igreja por concreto e colocados rolos que serviriam para deslocar a igreja até o outro lado da avenida.
Este tipo de trabalho já havia sido feito outras vezes na europa, porem realizado com rolos de aço. Neste novo projeto teria que ser feitos novos cálculos para definir a resistência a compressão dos rolos de concreto.
Ensaio de tração direta Neste ensaio, a resistência à tração direta, fct, é determinada aplicando-se tração axial, até a ruptura, em corpos-de-prova de concreto simples. A seção central é retangular, medindo 9cm por 15cm, e as extremidades são quadradas, com 15cm de lado.
Ensaio de tração na compressão diametral (splitingtest). É o ensaio mais utilizado. Também é conhecido internacionalmente como Ensaio Brasileiro pois foi o ensaio criado por Fernando Lobo Carneiro. Para a sua realização, um corpo-de-prova cilíndrico de 15cm por 30 cm é colocado com o eixo horizontal entre os pratos da prensa, sendo aplicada uma força até a sua ruptura por tração indireta (ruptura por endilhamento).
Ensaio de tração na flexão Para a realização deste ensaio, um corpo-de-prova de seção prismática é submetido à flexão, com carregamentos em duas seções simétricas, até à ruptura . O ensaio também é conhecido por “carregamento nos terços”, pelo fato das seções carregadas se encontrarem nos terços do vão. Analisando os diagramas de esforços solicitantes, pode-se notarque na região de momento máximo tem-se cortante nula. Portanto, nesse trecho central ocorre flexão pura. Os valores encontrados para a resistência à tração na flexão, fct,f, são maiores que os encontrados nos ensaios descritos