Técnica câmara de neubauer
1. Introdução a Câmara de Neubauer
2.1. Quando se trabalha com microorganismos, na maioria das vezes deseja se determinar a concentração de células da suspensão preparada.
2.2. Uma das formas mais comuns de se obter esta estimativa é através da contagem ao microscópio, utilizando-se uma Câmara de Neubauer, também conhecida como Hemacitômetro ou Câmara de Contagem.
2.3. A Câmara de Neubauer é uma lâmina grossa de uso microscópico, com formato retangular e normalmente de vidro, com uma depressão no centro, utilizada para fazer contagem de células por unidade de volume de uma suspensão.
2.4. Na UP há dois modelos de Câmara de Neubauer, uma com a superfície da câmara espelhada e a outra não espelhada veja fotos abaixo.
| | Neubauer com Câmara espelhada | Neubauer com Câmara não espelhada |
2.5. A Câmara de Neubauer é constituída de duas câmaras, ao centro, uma embaixo da outra, sobre as quais é colocada a lamínula para a leitura no microscópio.
Câmara Superior
Câmara Superior
Câmara Inferior
Câmara Inferior
2.6. No centro destas câmaras há várias linhas perpendiculares com marcações em quadrantes. Observando-se ao microscópio, percebe-se que existem três tipos de quadrantes denominados A, B e C, de medidas conhecidas, que juntos formam um quadrado maior.
2.7. Estes quadrantes são usados para fazer as contagens e assim determinar a concentração de células em um determinado volume de fluido, para poder calcular a concentração de células no líquido global (do qual foi tirado à amostra analisada).
2.8. Pode-se notar que estes quadrantes têm sub-divisões diferentes, fazendo com que o critério para escolha do quadrante onde serão contadas as células, seja o tamanho destas a serem quantificados. Assim, usualmente, células muito pequenas são contados no quadrante C, as de tamanho