TVT- Tumor Venéreo Transmissível
Wanessa Silvestre Pereira, Camila Donatti
Resumo
Introdução - O tumor venéreo transmissível (TVT) é um tumor de células redondas que acomete exclusivamente a espécie canina. É a segunda neoplasia mais comum em cães. Relato de caso- Foi atendido no Hospital Veterinário das Faculdades Objetivo, no município de Goiânia-GO, um cão, fêmea, da raça Pit Bull com um aumento de volume em região vulvar com aspecto friável, onde se suspeitou de tumor venéreo transmissível (TVT). O diagnóstico foi confirmado através da citologia por imprint vaginal. Para o tratamento realizou-se quimioterapia com uso do sulfato de vincristina, realizaram-se três aplicações semanais, observando regressão total do tumor após a segunda aplicação. O único efeito colateral apresentado foi leucopenia moderada e não houve recidiva após o tratamento. Discussão- O exame citológico através do imprint vaginal é o método de diagnóstico de TVT mais utilizado de acordo com Couto et al.(2012) .O resultado do tratamento também está de acordo com Couto et al.(2012) onde cita um tratamento eficaz com o uso sulfato de vincristina, esta apresenta menores efeitos colaterais, além de ser financeiramente aceitável para a maioria dos proprietários. Conclusão- A terapia com sulfato de vincristina mostrou-se eficaz para o tratamento do TVT, necessitando apenas de três aplicações semanais no presente relato.
Descritores: Neoplasia; Quimioterapia; Sulfato de vincristina.
Introdução
A origem do Tumor venéreo transmissível ainda é incerta e controversa. A presença do TVT foi constatada em todos os continentes, com maior prevalência nas zonas de clima tropical e subtropical e em grandes cidades.
No Brasil, a frequência de TVT é bastante elevada. Fazem parte do grupo de risco os cães de guarda, cães que habitam áreas de densidade demográfica elevada e com alta prevalência de animais abandonados, onde se predomina cães sem raça definida. Os animais