Tvt canino
Printed in Brazil
ISSN: 1517-784X
CARACTERÍSTICAS E INCIDÊNCIA DO TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL (TVT) EM CÃES
E EFICIÊNCIA DA QUIMIOTERAPIA E OUTROS TRATAMENTOS
(A survey on the incidence and the therapeutic procedures of the canine transmissible venereal tumor, the sticker’s lymphosarcoma)
1
2
2
3
3
SOUSA, J. ; SAITO, V. ; NARDI, A.B. ; RODASKI, S. ; GUÉRIOS, S.D. ; BACILA, M.
4
1
Acadêmica do curso de Medicina Veterinária – UFPR, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica TR-UFPR;
2
Acadêmicos de Medicina Veterinária – UFPR;
3
Docentes do Departamento de Medicina Veterinária, Setor de Ciências Agrárias, UFPR, CP 2959, CEP 80035-050,
Curitiba – Paraná – Brasil, e-mail: jusmaestri@zipmail.com.br;
4
Professor Senior do Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR.
RESUMO – Com o objetivo de estabelecerem-se parâmetros segundo a predisposição racial, etária, sexual, localização da incidência do TVT em cães, além das modalidades de diagnóstico e tratamento, foi realizado um estudo estatístico em 52 clínicas de Curitiba e Região Metropolitana, em
1998. Constatou-se que o TVT é principalmente encontrado em animais do sexo feminino que permanecem abandonados nas ruas ou ainda aqueles que freqüentemente atingem as vias públicas.
Também concluiu-se que a história e o exame físico dos pacientes, freqüentemente, constituíram-se meios de diagnóstico para o TVT em cães. Entre as modalidades de tratamento, observou-se que a cirurgia foi empregada somente nos casos que exigiam citorredução neoplásica prévia à terapia com agentes anticancerígenos. O sulfato de vincristina na dose de 0,5 a 1,0 mg/ m2 , administrado semanalmente via endovenosa, durante 6 semanas consecutivas, constituiu-se em opção eficaz no controle do TVT, pois não se observou colateralidade, recidivas e/ou metástases nos cães tratados nesse período.
Palavras Chave: Tumor