Tv Publica e estatal
Uma TV pública recebe recursos do governo mas (acredite) tem autonomia de gestão. Além disso, abarcam emissoras educativas. Por não terem que concorrer com emissoras comerciais podem teoricamente levar ao ar uma programação diferenciada e de qualidade.
Já uma TV estatal, além de receber recursos governamentais, é controlada pelo Estado. Sua programação consiste em divulgação e promoção de seus feitos, além de fazer sua defesa. Algo bem diferente de uma emissora pública.
TV Pública no Brasil
Ministro da Cultura pede apoio dos parlamentares a favor da MP 398/07
As discussões sobre a Medida Provisória 398/07, que cria a TV Pública no Brasil, por meio da transformação da Radiobrás em Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), foram abertas nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com diversas manifestações de apoio ao projeto, no Salão Verde.
Representando o ministro da Cultura, na audiência pública, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, leu carta em que Gilberto Gil pediu apoio a todos os parlamentares que reconhecem a importância e a necessidade de uma televisão pública de qualidade. O ministro estendeu o apelo também aos cidadãos brasileiros, aos movimentos sociais, ao Fórum Nacional das TV’s Públicas, aos grupos culturais e aos movimento sociais.
“Peço a todos a sensibilidade e grandeza de perceber a importância e a força desse processo, de apostar nesse processo, de fazer dele sua própria história, porque a TV Brasil é de todos e, portanto, de cada um”, argumentou o ministro na carta. (Leia a Carta Aberta)
De acordo com Tereza Cruvinel, diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a criação da TV Brasil vai ser um poderoso instrumento de acesso à cultura. “Estou empenhada na implantação da TV Pública brasileira porque acredito em uma televisão com uma diversidade cultural que ainda não foi mostrada nas