Tutorial sublimação
Estampando Camisetas, Canecas, Chinelos através do processo do Transfer Sublimático
Publicado em: 11/06/2011 |Comentário: 2 | Acessos: 7,333 |
8
Se você pretende trabalhar com personalização de produtos através do processo de Transfer Sublimático, antes de mais nada recomenda-se estudar o assunto para evitar aborrecimentos lá na frente.
Deve estudar o funcionamento dos equipamentos, procurar saber para que serve a Prensa Térmica, qual o tipo de Impressora Sublimática, Papeis Transfer existentes como Transfer Sublimático, Transfer de Algodão, Transfer Litográfico, Tinta Sublimática, Tinta Pigmentada e etc.
O que mais se observa hoje em dia é gente comprando Prensa Térmica e se frustrando quando vai começar a produzir porque descobre que não é qualquer papel, tinta e objeto que pode ser usado no processo.
Situações assim desanimam e geram despesas extras. Em alguns casos muitos profissionais até desistem por não conseguir bancar a aquisição dos itens que faltam.
Ficar por dentro de tudo relacionado ao transfer tornará você em um profissional mais qualificado e seguro para investir, comprar e vender seus trabalhos personalizados.
Então mãos a obra. Vamos entender como isso funciona. Sublimação significa:
Processo físico, onde as partículas de uma substância passam do estado sólido para o estado gasoso, e também o contrário, do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo intermediário, ou seja, o estado líquido.
Em outras palavras: A tinta que está no papel vira gás e se fixa no tecido, caneca, chinelo, azulejo e etc. Isso é o transfer. É assim que se personaliza os Foto Produtos. Processo:
O processo é formado basicamente por duas etapas: Impressão do Papel Transfer e depois a transferência dessa imagem para o material.
Você imprime uma imagem (com tinta e papel especial, veja mais infos abaixo) e usa a Prensa Térmica para prensar e manter aquecido (por determinado tempo x temperatura) o papel e o objeto a ser