TUTORIAL MOTOR DE PASSO
Graças ao uso de circuitos integrados especializados, o utilizador não terá de se preocupar com construção de sequências. Com efeito, bastará dispor dos sinais seguintes:
1 - sinal de relógio permitindo o avanço de um passo;
2 - nível lógico determinando o sentido de rotação;
3 - nível lógico fixando a amplitude dos passos: passo inteiro ou meio-passo;
4 - impulso de reposição a zero (reset);
5 - nível lógico validando o circuito de comando.
Uma vez determinados os níveis lógicos, só será necessário enviar impulsos a fim de obter a rotação do eixo do motor. Esquema Figura 1 - Esquema
Figura 2 - Principio do corte
Figura 3 - Corte no caso de um nível alto
Figura 4 - Função dos diodos O esquema está representado na figura 1. Um amplificador óctuplo de bus, tipo 74LS541 (IC3), serve de tampão para os sinais de configuração do circuito driver. Resistências de ligação ao +5V asseguram níveis francos nas saídas do circuito tampão.
De assinalar as linhas D4 a D7 e a linha de clock que não são exploradas directamente pela montagem. Estes sinais poderão ser utilizados para o comando duma segunda placa. Nesse caso, a linha SYNC deverá ser ligada à entrada SYNC da outra placa.
As linhas de comando chegam ás entradas do circuito driver, um L297 (IC1). É este circuito que constroi as sequências de comando do motor passo a passo. A rede RC constituída pelas resistências R5 e R6 e pelo condensador C2, determina a frequência de funcionamento do oscilador interno.
Esse oscilador actua directamente sobre a alimentação dos motores e em associação com o terminal Mode. Se este t