Turnover
CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO REALIZADO NA
CIDADE DE TRÊS LAGOAS/MS
RITA LIMA CHAVES
Discente do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS
ANDRÉ LUIZ FRANCISCO
Docente MSc. do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos
Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS
PATRÍCIA DE OLIVEIRA
Docente MSc. do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos
Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS
RESUMO
Com o avanço do desenvolvimento de infraestrutura do país, torna-se cada vez mais frequentes os serviços do setor de Construção Civil, seja para a instalação de organizações industriais, imóveis etc. Neste contexto, é percebido que nos últimos anos as taxas de rotatividade de mão-de-obra crescem a cada dia em todos os segmentos organizacionais, porém com um destaque para as empresas de construção, que atualmente ocupam o topo dos índices de Turnover no país. Neste trabalho é feito um estudo das causas e efeitos causados por estas taxas elevadas, através de dados coletados em uma das empresas instaladas no estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras-chaves: Rotatividade de Pessoal, Construção Civil, Turnover.
INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado de trabalho brasileiro vem se desenvolvendo e oferecendo diversas oportunidades aos profissionais que se destacam entre os demais, e que buscam pela realização pessoal no âmbito empresarial. Com isso, as empresas tendem a ser mais criteriosas em seus processos de recrutamento na busca seletiva dos melhores talentos para o seu capital intelectual.
À medida que crescem os níveis de capacitação profissional das pessoas, estas também se tornam mais atentas aos benefícios (materiais e intelectuais)
que as empresas se dispõem a oferecer, sendo seletivas na escolha do melhor local de trabalho, com o intuito de oferecer, da melhor maneira possível, os seus conhecimentos relacionados ao