Turismo
1.1 Noção de Turismo
A origem da palavra turismo vem do vocábulo tour que é de origem francesa e significa “volta”. Outra afirmação diz que a matriz do radical tour é do latim, através do seu substantivo tourns, do verbo tornare, cujo significado é “giro, volta, viagem ou movimento de sair e regressar ao local de partida”.
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, a Organização Mundial de Turismo, define como "as actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros”. Turismo é um fenómeno socioeconómico que consiste no deslocamento temporário e voluntário de um ou mais indivíduos que, por uma complexidade de factores que envolvem a motivação humana, saem do seu local de residência habitual para outro, gerando múltiplas inter-relações de importância cultural, socioeconómica e ecológica entre os núcleos emissores e receptores.
1.2 História do Turismo
Segundo vários autores, existem duas linhas de pensamentos, no qual a História do Turismo se divide: a primeira seria que o Turismo se inicia no Século XIX como deslocamento, cuja finalidade principal é o repouso, descanso, cultura, saúde, negócios ou relações familiares. Estes deslocamentos distinguem-se dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratórios, conquista, comércio, etc.; a segunda linha de pensamento baseia-se que o Turismo realmente se iniciou com a Revolução Industrial, visto que os deslocamentos tinham como intuito o lazer.
Outros estudiosos acreditam que a viagem da rainha de Sabá, que saiu da Arábia para visitar o rei Salomão em Jerusalém no século X A.C, seja um dos marcos iniciais do turismo.
O turismo como actividade económica teve início na idade Antiga, por volta do século VII A.C.
Inicialmente, os deslocamentos que aconteciam eram para assistir às