Turismo
Turismo 2013/2014
Jardim Quinta das Lágrimas
Introdução
Comunicar é o que nos permite estabelecer relações, conviver, socializar, criar, designar. Sem comunicação a vida seria impossível, pois em todos os fenómenos existe sempre um processo de comunicação: “ Tudo na vida é comunicação, inclusive a vida” Marshall Mcluhan.
Um plano de comunicação tem a finalidade de apoiar os objectivos estratégicos de um projecto durante a duração de um projecto. É um documento que se actualiza à mediada que o seu público se altera. Explica como se transmite uma mensagem correcta ao público-alvo através de canais e tempos correctos. Um Projecto de comunicação deve conter elementos chave como: transmissor, mensagem, comunicação, canal de comunicação, mecanismos de feedback, publico, e calendarização.
O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Comunicação e Relações Públicas, tem como principal objectivo promover o site Percursos de Turismo e em plano secundário fazer com que as pessoas visitem a Quinta das Lágrimas, um dos destinos turísticos que o site Percurso de Turismo faz referência.
Para fazer face a estes objectivos numa primeira abordagem será transmitido como de deve realizar um plano de comunicação.
A segunda parte do trabalho apresenta o plano de comunicação de promoção do site Percursos de Turismo e por fim numa terceira parte, uma breve contextualização histórica da Quinta da Lágrimas.
Espera-se assim, promover o site Percursos Turismo, bem como levar promover deslocações à Quinta das Lágrimas. “Comunicar é a arte de ser entendido” Peter Ustínov
I
Plano de Comunicação e Relações Públicas
Um plano de comunicação ajuda na definição dos objectivos de comunicação e na utilização dos meios adequados para alcança-los. De acordo com Kotler e Armstrong (2000, p.320), este plano necessita conter elementos básicos como a mensagem a passar, os públicos atingir, dentre outros