turismo
Helvio Moisés
"Não sou eu quem me navega. Quem me navega é o mar."
Paulinho da Viola
"O planejamento não é mais do que a tentativa de viabilizar a intenção de governar o próprio futuro." Carlos Matus.
Planejar o desenvolvimento municipal é um dos maiores desafios para o Poder Público nos dias incertos que correm.
Mas de que planejamento e de que desenvolvimento estamos falando?
Vamos inicialmente explorar alguns entendimentos do que possa ser o desenvolvimento, por meio de um contraste com o conceito de crescimento, e apresentar alguns apontamentos sobre os indicadores que têm sido utilizados para medi-lo, para então abordarmos o conceito de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.
Comentaremos, então, alguns aspectos relativos à inserção da sociedade civil organizada e da iniciativa privada na gestão pública, particularmente na municipal, o que nos dará a oportunidade de trazer à discussão algumas experiências de planejamento municipal participativo que, embora com origens diversas, partem dos mesmos pressupostos. E, enfim, tentar visualizar tendências que possam servir de orientação para a transição deste para um outro modelo de administração municipal. O exercício do planejamento municipal pode ser um instrumento do desenvolvimento político e da sustentabilidade na esfera local?
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Diferente da idéia de crescimento - que sugere principalmente aumento em quantidade - a de desenvolvimento implica a mudança de qualidade e, também, aumento dos graus de complexidade, integração e coordenação de um sistema. Crescimento exige material e energia. Desenvolvimento produz e se alimenta de interações, informação.
Não é por outra razão que podemos falar em crescimento populacional, mas dizemos desenvolvimento intelectual, cultural, político, social.
O EMBRIÃO E O JOGO
Mas há uma correlação entre essas duas grandezas. Os organismos