Turismo
"Numa sociedade industrial, o recurso estratégico é o capital, mas em uma sociedade da era pós-industrial é a informação." ( BELL, Daniel – frase citada no livro Plano Estratégico de Marketing , de Marcos Cobra ) . No mundo em que a informação é cada dia mais veloz, mutável e sigilosa, ter uma análise crítica sobre os fatos é uma importante ferramenta para quem deseja conquistar novos ideais. Prevêr e acompanhar tendências talvez seja o melhor caminho para a busca dos novos mercados e produtos ,porém, analisar o conteúdo apurado em pesquisas com senso crítico aguçado, é uma forma de tentar se manter "estável" nesse mercado cada dia mais instável.
Apurar o macro-ambiente junto com suas variáveis, é a princípio uma tentativa de obter informações que podem ,de certa forma, expôr oportunidades e ameaças. É nessa analise do todo, que se pode ter uma visão geral de onde está entretido o seu negócio e qual rumo poderá ser tomado. Não é tarefa fácil, porém, é de extrema importância para aqueles que desejam lugares almejados no futuro.
O que falta hoje as grandes, médias, pequenas e micro organizações é estar cada vez mais atentas as pequenas mutações que ocorrem no macro-ambiente. Muitas das vezes nem sempre as grandes mutações é que vão dar um impacto profundo no âmbito da empresa; muitas das vezes serão as pequenas variações que vão acarretar e comprometer o rendimento de uma organização. As tendências não esperam as empresas mudarem sua forma de pensar e atuar, cabe as organizações estarem prontas e aptas a se ajustarem nos mercados em que atuam. É dessa forma que faz crescer a cada dia o número de frustrações no mundo dos negócios.
Hoje uma empresa poder estar líder de mercado, amanhã ela poderá estar pedindo concordata ou abrindo falência. É natural que com a crescente concorrência e com a miopia de um plano estratégico eficaz, empresas passam a ver saldos negativos ao invés