Turismo
Gestão do negócio do turismo
Prof. Caio Luiz Cibella de Carvalho
Trabalho Final
O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. Os esforços no sentido de desenvolver o turismo no Brasil têm surtido o resultado esperado.
Algumas projeções lançadas pelo ministro do Turismo, em Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014, revelam que o turismo nacional poderá chegar a 2014, ano de realização da Copa do Mundo no Brasil, comemorando a geração de 2 milhões de ocupações no setor, entrada de R$ 8,9 bilhões em divisas internacionais e 73 milhões de desembarques domésticos.
Neste ano, há uma previsão de que a atividade cresça em torno de 15%, o dobro do projetado para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Segundo Mário Moysés, presidente da EMBRATUR, a expectativa é de o setor manter essa proporção em relação à média da economia também em 2011.
Com todas estas Avaliações, projeções e expectativas, é possível encontrar grandes oportunidades de negócios no setor.
O aquecimento do turismo doméstico e a incorporação do hábito de viagem pelo brasileiro gera um mercado que busca atividades compatíveis com seu orçamento e perfil.
Para satisfazer este público, dentre os diversos empreendimentos que podem ser desenvolvidos, eu aposto em um turismo voltado a terceira idade.
Esta é uma parte da sociedade que cresceu muito nos últimos anos, e que teve a expectativa de vida aumentada para 73,17 anos.
A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mostrou que 14,5% dos brasileiros, algo em torno de 24 milhões de pessoas , têm mais de 60 anos. A projeção para os próximos dez anos mostra que essa população subirá para 34 milhões.
O aumento desta população, fora do processo produtivo e que vive de aposentadoria representa um novo segmento para o turismo. Esse público já está com a vida financeira estável, já criaram os filhos, já se aposentaram e adquiriram a