Turismo
Catadores de siri - a exploração de siri é de grande importância para o nordeste, já que dela se ocupa uma grande quantidade de pessoas que moram próximas aos manguezais, gerando vários empregos diretos e indiretos. Os catadores retiram o siri do mangue com as mãos ou com ajuda de alguns instrumentos.
Agricultores - a cana-de-açúcar é o principal produto agrícola, produzido principalmente por Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Mas existem outras culturas importantes como os plantios de soja, na Bahia, Maranhão e Piauí, o algodão, na Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, o tabaco, em Alagoas e na Bahia, e o caju, no Piauí, Paraíba e Ceará.
Rendeiro – pessoa com habilidades no artesanato da renda, tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, com entrelaçamentos de fios de linho, seda, algodão ou até mesmo de ouro, utilizados em roupas, lençóis, etc, tem importante papel econômico para a economia do Nordeste.
Artesãos – estes trabalhadores são responsáveis por relevante parte da produção cultural do Nordeste. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes, os produtos feitos em argila, palha e madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão), além das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense.