Turismo e Com rcio N utico
1372 palavras
6 páginas
Turismo NáuticoDependendo do lugar onde se ocorre o turismo náutico pode ser dividido em:
Turismo Marítimo
Turismo Marítimo no Brasil
Segundo o Ministério do Turismo no Brasil, o Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações como barcos e/ou navios para a movimentação de passageiros, com fins meramente turísticos.
No Brasil apesar de possuir um litoral de 7.367 quilômetros de extensão, 35.000 quilômetros de vias internas navegáveis, 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, como hidroelétricas, lagos e lagoas, a carência de infraestruturas portuárias (insuficiência de berços, instalações precárias para turistas), legislação e a falta de preparo do receptivo para o atendimento ao público destacam-se dentre os fatores que prejudicam o avanço do setor, além do clima ameno
Turismo Marítimo no mundo
É importante perceber que o Turismo Marítimo no mundo é um movimento que provoca o consumo em forma de ondas. A depender do número de navios programados para ancorar, o destino poderá receber entre mil e oito mil turistas de uma só vez. Turistas estes que se destacam pelo seu poder e vontade de consumo.
Conforme informações do Conselho Europeu de Cruzeiros, cada milhão de euros gasto pela indústria dos cruzeiros, naquele continente cria outros 2,2 milhões em rendimentos. A previsão é de que o número de turistas europeus em alto mar aumente gradativamente.
“Os turistas dos cruzeiros de cabotagem despendem, em média, US$ 100.00/dia nas escalas, o que representa um volume de transferência dos navios para terra de cerca de US$ 31,5 milhões por temporada nos últimos cinco anos, correspondente a mais de 315.000 visitantes/ano nas cidades com portos17 turísticos. Vale ressaltar que o número de turistas passou de 139.430 na temporada 2004/2005 para 521.983 na temporada 2008/2009, o que representa um crescimento de 374% nos últimos cinco anos.”
Turismo em Represas
Geralmente são fechados com pacote de viagens onde a rota passa por represas.